Inscrições gratuitas aqui

Data: 18 a 21 de agosto

Horário: 19h às 21h30

Local: Espaço Comum Luiz Estrela (r. Manaus, 348 - BH/MG)

Inscrições: gratuitas, vagas limitadas

Público-alvo: O curso é voltado para qualquer pessoa interessada em pensar o documentário como ferramenta de transformação do mundo ou como uma boa contação de uma boa história que toque os espectadores. Não é necessário nenhum conhecimento prévio do assunto para participar.

Facilitadora: Paula Sacchetta

Paula é diretora e roteirista e trabalha há mais de doze anos com documentários. Dirigiu Precisamos Falar do Assédio e Verdade 12.528, filmes que rodaram diversos festivais no Brasil e fora. Dirigiu também as séries de TV "Eu, Preso" e "Famílias". Lançou em 2020 o curta documental "Acende a Luz", sobre sexo na terceira idade que em 2023 virou uma série de TV para a GNT/Globoplay. Em 2023, lançou um podcast de 8 episódios que escreveu e dirigiu, Nenê da Brasilândia, e também escreve roteiros de podcasts para a Revista 451 e outros. Paula também dá cursos de "linguagem documental" em escolas e centros culturais, consultorias de roteiro para documentários e mentorias de projetos documentais.

Sobre:

De onde vem nossa necessidade de contar histórias reais? O que queremos com isso? Desde sempre se fez documentário e neste curso, vamos passar pela história dele, dos clássicos e fundadores à cena mais contemporânea, chegando ao próprio fazer.

Discutiremos, de um lado, linguagem, e de outro, a prática: por onde começar? Como montar um projeto? Como se preparar para ir filmar? Como se portar eticamente frente a personagens de carne e osso, como fazer entrevistas e como utilizar certos dispositivos?

Tudo isso, é claro, apoiados sempre nos que vieram antes de nós e podem nos inspirar. Em quatro encontros, um gostinho de como o documentário tocou e pode continuar tocando as pessoas.

Cronograma

Encontro 1 - a história do documentário

Vamos explorar o começo do documentário e os conceitos: cine-olho, cinema direto, cinema verdade, cinema observacional e seus precursores.

Encontro 2 - o documentário evolui

Novas linguagens surgem, uso de não atores, entrevistas e documentários de dispositivo.

Encontro 3 - a prática

Como se portar diante de pessoas reais que querem contar suas histórias? como se colocar "diante da dor dos outros"? Como filmar o inimigo? inspirações, novas narrativas, contra-narrativas, fotografia do bem-querer, female gaze.

Encontro 4 - o fazer

Por onde começar? Como deixar o desejo guiar a escrita? Um documentário do começo ao fim.

Conteúdo e formato

Aulas participativas, com exposição, exibição de trechos de filmes e discussões sobre eles. Serão estudados autores e autoras expoentes de certos tipos de linguagem e teremos aulas mais práticas sobre o fazer, mostrando processos diferentes de um mesmo projeto da professora, do início ao seu corte final.