

16:30 - Sessão 3 (seguida de comentário)
A CÂMARA
Dir. Cristiane Brum Bernardes e Tiago de Aragão, Doc. 80’, Brasil, 2023 (Livre)
Das entranhas do parlamento brasileiro, acompanhamos deputadas fazendo política. Temas como direitos reprodutivos, educação, estado laico, racismo e polarização política vem à tona, enquanto acompanhamos essas mulheres de perto em seus embates e performances políticas.


19:00 - Sessão 4 (seguida de debate com realizadores)
NOSSO PANFLETO SERIA ASSIM
Dir. Leandro Olímpio, Doc. 25’, São Paulo, 2024 (12 anos)
Eu, meu amigo sindicalista, a Petrobras e o Brasil.


MINHA CÂMERA É MINHA FLECHA
Dir. Natália Tupi e Guilherme Fascina, Doc. 19’, São Paulo, 2023 (Livre)
Richard Wera Mirim é um jovem Comunicador Indígena do Povo Guarani M'bya da Terra Indígena Jaraguá, território que ainda resiste às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. O filme traz um pouco de sua trajetória, aliada à força do audiovisual e do uso das redes sociais na luta e resistência indígena. Mostra a câmera como uma flecha, uma ferramenta de comunicação poderosa, uma arma para registrar e retratar, com o olhar de quem vivencia a cultura, os conhecimentos, os territórios e demais aspectos dos povos originários pelo direito de existir.


AGUYJEVETE AVAXI'I
Dir. Kerexu Martim, Doc. 21’, São Paulo, 2024 (Livre)
O documentário celebra a retomada do plantio das variedades do milho tradicional do povo Guarani M’bya na aldeia Kalipety, onde antes havia uma área seca e degradada, consequência de décadas de monocultura de eucalipto. Considerado como um dos verdadeiros alimentos que os seres divinos possuem em suas moradas celestes, o milho passa por rituais e bênçãos desde o plantio até a colheita, quando a aldeia se junta para festejar. Comê-lo mantém a vitalidade dos seres humanos em equilíbrio, à semelhança das divindades.